Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

O Beiradão é tema de documentário que será exibido no Cineteatro Guarany

6 de março de 2024
Compartilhar

Produzida em Borba, a obra audiovisual traz depoimentos de saxofonistas, músicos e registros de festas onde impera o ritmo amazônico

FOTOS: DivulgaçãoO Beiradão, expressão cultural musical amazônida, que imprime grande importância, principalmente para a cultura do município de Borba (distante 208 quilômetros de Manaus), ganha notoriedade no documentário “Beiradão – O Ritmo do Interior”, dirigido por Fidel Graça. Resultado de uma política de fomento, a obra será exibida neste sábado, (09/03), às 18h30, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), Centro.

Na sequência, o Cineteatro Guarany exibe o filme “Surto”, com direção de Ângelo Esperança, montagem e fotografia de Fidel Graça. Ambas exibições têm entrada gratuita e classificação livre.

O documentário, contemplado pela Lei Aldir Blanc, Prêmio Feliciano Lana (2021), traduz em imagens, música e depoimentos, lembranças das festas de santos, realizadas nas comunidades do interior do Amazonas, os arraiais, tendo o saxofone como protagonista.

Nascido em Borba, o artista plural, Fidel Graça, disse ter vivenciado o Beiradão em meados dos anos 80 e 90, quando ganhou força, especialmente no município. ”E eu cresci vendo o seu Edvar Souza, o seu Leôncio, que são pessoas que tocam saxofone até hoje. Para manter a tradição, aprendi a tocar saxofone e, quando veio a Lei Aldir Blanc, tive a ideia de homenagear, principalmente, os saxofonistas da minha cidade. Eu queria mostrar o Beiradão em Borba”, afirma o diretor.

FOTOS: DivulgaçãoO filme foi captado tanto no município, quanto em Manaus, onde foram entrevistados nomes importantes da expressão cultural, como, o maestro Claudio Abrantes, os músicos Edvar Souza, Aurimar Ribeiro, Neil Armstrong, entre outros.

“É um filme cultural, que retrata a história, acima de tudo, do Amazonas, porque explica o surgimento do movimento Beiradão e de como o sax, sendo um instrumento tão sofisticado, criado na França, foi parar nas beiradas dos rios da Amazônia”, completa.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas firma acordo com Agência Nacional de Águas para fortalecer gestão dos recursos hídricos

8 de maio de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega kits de bebês e cestas de alimentos para grávidas em situação de vulnerabilidade, em Parintins

8 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM e Senad realizam primeiro leilão on-line de veículos apreendidos em operações no Amazonas

8 de maio de 2025
Amazonas

Em sete meses, Núcleo de Recuperação de Celulares prendeu 38 pessoas e recuperou cerca de cinco mil aparelhos

8 de maio de 2025
Amazonas

Transformação digital ganha reforço no Amazonas com nova pós-graduação

8 de maio de 2025
Amazonas

Teatro da Instalação comemora 24 anos com casa lotada e show da Amazonas Band

8 de maio de 2025
AmazoninoAmazonino