Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Projeto de Lei do deputado Cristiano D’Angelo pretende instituir classificação aos produtores rurais

13 de março de 2024
Compartilhar

Na pauta de tramitação, desta quarta-feira (13/3), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), consta o Projeto de Lei nº 142/2024, de autoria do deputado Cristiano D’Angelo (MDB), que institui a classificação de “Agricultor Prestador de Serviços Ambientais” e estabelece incentivos aos produtores rurais. O objetivo do PL é incentivar o desenvolvimento de ações de preservação ambiental dos agricultores familiares, médios e grandes produtores rurais do Amazonas.
“Os agricultores desempenham papel crucial na preservação e conservação dos recursos naturais, como o solo, a água, a biodiversidade e o ar. É indispensável reconhecer e incentivar práticas agrícolas sustentáveis que ajudem a proteger o meio ambiente”, afirma o parlamentar.
Segundo a justificativa do projeto, o Agricultor Prestador de Serviço Ambiental é aquele que protege todas as fontes e nascentes de água ao manter a cobertura florestal nativa, assim como pratica a produção orgânica ou agroecológica reconhecida, além de realizar ações de educação ambiental em parceria com escolas públicas ou movimentos ambientais e sociais.
Ainda segundo o PL, o Agricultor Provedor de Serviços Ambientais é quem mantém em sua propriedade agrícola uma área com vegetação nativa, além das reservas legais e áreas de preservação e possui uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) registrada em sua propriedade, ou quem está sendo apoiado por políticas públicas que promovem e monitoram as práticas ambientais adequadas.
De acordo com o PL, caberá ao Poder Público formatar ações e programas, que estabeleçam compensações pelos serviços ambientais prestados dos agricultores rurais do nosso Estado.
“O Projeto de Lei tem com o objetivo de estimular práticas agrícolas sustentáveis, assegurando a viabilidade financeira das atividades agrícolas, a longo prazo e preservando os recursos naturais, além de melhorar a qualidade de vida das populações rurais”, enfatiza o autor do Projeto.
Agricultor e empreendedor familiar rural
O agricultor familiar e empreendedor familiar rural se caracteriza, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como aquele que pratica atividades no meio rural, que não detenha a qualquer título, área maior do que quatro módulos fiscais, e que utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu estabelecimento ou empreendimento.
O beneficiário da Lei é definido como o agricultor e empreendedor familiar rural, conforme a Lei Federal n° 11.326/2006, abrangendo diversas formas de posse da propriedade, incluindo locatários, posseiros, meeiros e assentados rurais, mesmo que temporários.
Adicionalmente, é exigido por Lei que as unidades responsáveis pela Prestação de Serviços Ambientais sejam identificadas e divulgadas no âmbito municipal e regional, tornando a sua finalidade pública. Além disso, as iniciativas e projetos desenvolvidos com esse objetivo precisam ser suportados pelo fundo ambiental estadual.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho participa da abertura do Feirão Limpa Nome no Procon-AM e reforça Operação na Aleam

17 de março de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso marca presença em evento que destaca beleza manauara e reforça apoio ao bairro Japiim

17 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Joana Darc garante prisão de homem que dilacerou cachorro com uma faca no Nova Cidade, em Manaus

17 de março de 2025
Legislativo Estadual

Dia Mundial do Consumidor é lembrado na Assembleia Legislativa do Amazonas

15 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho reforça compromisso com a defesa do consumidor no Dia Mundial do Consumidor

15 de março de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Roberto Cidade anuncia a destinação de R$ 5 milhões em emendas para atendimentos de crianças com TEA, durante entrega do CAIC Alexandre Montoril em Petrópolis

14 de março de 2025
AmazoninoAmazonino