Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Mosca-da-carambola: Adaf apreende mais de uma tonelada de pimenta-de-cheiro em barreira de vigilância

25 de março de 2025
Compartilhar

Fruto tem entrada proibida no Amazonas por ser potencial hospedeiro da praga

Foto: Divulgação/Adaf

Na manhã desta terça-feira (25/03), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) apreendeu mais de uma tonelada de pimenta-de-cheiro na Barreira de Vigilância Agropecuária de Jundiá, município de Rorainópolis (RR). O fruto é potencial hospedeiro da praga quarentenária mosca-da-carambola e tem entrada proibida no Amazonas.

A carga foi apreendida durante abordagem de rotina na barreira, que a Adaf divide com a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr). O carregamento, com aproximadamente 1,26 tonelada de pimenta-de-cheiro, estava sendo transportado em um caminhão baú que havia saído de Rorainópolis e tinha Manaus como destino.

A fiscalização contou, ainda, com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O produto apreendido foi repassado à Aderr para dar a correta destinação à carga.

Sem riscos à saúde das pessoas, a mosca-da-carambola é uma grave ameaça à economia do país, um dos maiores produtores de frutas do mundo. Se a praga, que já está presente no Pará, em Roraima e no Amapá, dispersar-se pelo país, vai gerar grandes prejuízos.

Diante da necessidade de impedir essa disseminação, no dia 14 de março, o Mapa publicou a Portaria nº 776/2025, que estabelece procedimentos para vigilância, contenção, supressão e erradicação da praga quarentenária mosca-da-carambola.

Fotos: Divulgação/AdafApesar de prever a possibilidade de exportações de frutas hospedeiras da praga, o documento trouxe uma série de medidas que precisam ser adotadas pelos exportadores antes dessa liberação. E a portaria também não revogou a de nº 780, de abril de 2023, que colocou todo o estado de Roraima sob quarentena.

“A Adaf reforça que o trânsito interestadual de frutos potenciais hospedeiros da praga continua proibido de Roraima para o Amazonas. Assim, todas as cargas com restrição originárias daquele estado, fiscalizadas na barreira de vigilância agropecuária, serão rechaçadas ou destruídas”, explicou o fiscal agropecuário engenheiro florestal Vilson Rocha.

Manga

Também pelo risco relacionado à mosca-da-carambola, a Adaf apreendeu 43 quilos de manga, no domingo (23/03). A carga havia saído de Boa Vista e estava sendo transportada para Manaus.

Qualquer suspeita de ocorrência da praga no Amazonas deve ser imediatamente comunicada aos órgãos responsáveis. Informações e denúncias podem ser reportadas à Adaf pelo número (92) 99390-1750.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas instala o Colegiado da Microrregião de Saneamento Básico, em agosto

12 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas realiza mutirão de consultas dermatológicas na Fundação Alfredo da Matta

12 de julho de 2025
Amazonas

Sepet castra mais de 800 animais em ação de atendimento veterinário em Iranduba

12 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (12/07)

12 de julho de 2025
Amazonas

Pessoas com deficiência participam da “Festa Julina Inclusiva” dos Centros Estaduais de Convivência da Família

12 de julho de 2025
Amazonas

Dia do Engenheiro Florestal: ADS destaca a atuação dos profissionais em programas do órgão

12 de julho de 2025
AmazoninoAmazonino