Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas inicia treinamento de efetivo a ser empregado em policiamento montado

26 de março de 2025
Compartilhar

Curso terá duração de dois meses e contará com turma de 36 policiais militares

FOTO: DivulgaçãoUm grupo de 36 policiais militares serão capacitados para integrarem o efetivo do Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), unidade especializada da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) que atua no Sistema de Segurança Pública com apoio de cavalos, empregada em situações que envolvam controle de multidões em eventos de grande porte e ocorrências que demandem ação de presença, como em casos de reintegração de posse.

A capacitação terá duração de dois meses e contará com praças e oficiais da corporação militar. Entre os temas das disciplinas ministradas terão: Noções Básicas de Direito, Polícia Comunitária, Equitação, Controle de Distúrbio Civil (CDC), Armamento e Tiro, além do uso de Material Químico e de Menor Potencial Ofensivo. A aula inaugural do curso foi realizada na manhã de quarta-feira (26/03), no auditório do Centro Educacional La Salle, no bairro Dom Pedro, zona oeste de Manaus.

O chefe do Estado-Maior Geral da PM, coronel PM Bruno Azevedo, explica as características do policiamento montado e de que forma a unidade especializada contribui no reforço da segurança pública.

“Um policial militar montado no cavalo gera uma presença imponente, além de superar a visão de uma patrulha a pé ou motorizada. Temos também a versatilidade de operar em vários terrenos e do impacto de presença que a unidade causa”, destacou.

FOTO: Divulgação

O coronel Azevedo também ressaltou os desafios que os policiais militares enfrentarão ao longo da capacitação. “Muitos terão dificuldades, até fisiológicas, mas nada além do natural. Diferente de outros cursos operacionais, vocês serão desafiados a controlar um animal irracional. Todos sabem que o animal mais próximo do homem é o cachorro, mas, acreditem, o cavalo é tão comunicativo quanto um cachorro. Se você se aproximar dele com medo, será ejetado”.

O coordenador do curso, capitão PM R. Martins, destacou que os participantes terão acesso a disciplinas essenciais para dominarem o policiamento montado.

“Hoje estamos recebendo os 36 alunos, entre oficiais e praças, que tiveram a iniciativa e a coragem de se inscrever para adquirir conhecimento no Regimento. Aqui, eles terão acesso a disciplinas como Noções Básicas de Direito, Polícia Comunitária, Equitação, Controle de Distúrbio Civil (CDC), Armamento e Tiro, além do uso de Material Químico de Menor Potencial Ofensivo. Certamente, sairão daqui como cavaleiros e amazonas altamente preparados, mantendo o padrão de excelência da Cavalaria da PMAM”, enfatizou.

Sobre o RPMon

Com um planel de 53 equinos, a unidade especializada é empregada principalmente em cenários que envolvam protestos e manifestações; reintegrações de posse e crises prisionais, atuando na contenção e seguranças externas aos estabelecimentos prisionais; além de praças desportivas, como jogos de futebol.

A estratégia utilizada no emprego dos equinos é de realizar a segurança periférica, patrulhando nos entornos, garantindo a visibilidade do policiamento e transmitindo a sensação de segurança. Caso a situação evolua, o policiamento montado pode atuar em apoio aos demais processos de policiamento, como força persuasiva e de dispersão.

Também é necessário cuidadoso e minucioso treinamento dos cavalos para lidarem diretamente nos eventos. A preparação dos equinos acontece por um processo denominado ‘dessensibilização’, onde os animais são submetidos a todos as sensações e estímulos táteis, visuais e sonoros que encontrarão no ambiente de policiamento ou de grandes eventos, como: trânsito, luzes, objetos, público, bandeiras, rojões, som alto e veículos. Tudo de maneira racional, sem castigos, o que garante que o cavalo esteja sempre tranquilo, não assustado e submisso às ajudas e comandos dos cavaleiros e amazonas.

Em locais de agitação e aglomerações, os animais lidam com a tranquilidade e submissão passadas por meio dos comandos do cavaleiro e amazona. Essas virtudes vêm através do treinamento constante e da dessensibilização dos equinos, de modo que apresentem controle quando estão em serviço com agitação ou grande concentração de públicos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas recebe Missão de Pré-Arranque do BID para alinhar os próximos passos das obras do Prosai Parintins

13 de maio de 2025
Amazonas

8Em Parintins: Sedurb e Sedel vistoriam as obras de revitalização do Ginásio Elias Assayag

13 de maio de 2025
Amazonas

Cirurgia de separação das gêmeas siamesas nascidas no Amazonas é bem-sucedida

13 de maio de 2025
Amazonas

FVS-RCP destaca importância da vigilância em saúde na Tríplice Fronteira durante simpósio internacional

13 de maio de 2025
Amazonas

Museu do Seringal recebe visitantes de São Paulo e pesquisadores da Ufam durante Semana Nacional de Museus

13 de maio de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 158 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

13 de maio de 2025
AmazoninoAmazonino