Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Projeto ‘Gira de Palhaças’ promove imersão artística para mulheres em Manaus

2 de julho de 2025
Compartilhar

Iniciativa será realizada de 3 a 5 de julho, no Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia), com oficinas que integram ancestralidade, comicidade e acessibilidade cultural

FOTOS: DivulgaçãoManaus recebe, entre os dias 3 e 5 de julho, o projeto “Gira de Palhaças – Em busca do riso”, uma imersão artística voltada exclusivamente para mulheres de diferentes contextos e identidades. O encontro será realizado no Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia), localizado na avenida Constantino Nery, bairro São Geraldo, zona centro-sul, sempre das 8h30 às 12h30. A proposta é cruzar experiências artísticas com saberes ancestrais, tendo como ferramenta principal a palhaçaria, em especial a máscara clownesca, para estimular afetos, cumplicidades e descobertas cênicas.

A iniciativa é idealizada pela artista Daniely Lima, com realização da Aluá Produções, em parceria com a Coletiva de Palhaças. O projeto conta com apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Conselho Estadual de Cultura (Conec), Ministério da Cultura, Centro de Artes Integradas do Amazonas (Caia) e do Espaço Cultural Muiraquitã, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), via edital de ações culturais de circo.

Uma roda que acolhe e provoca

A Gira de Palhaças surge como um espaço de acolhimento e escuta sensível, voltado a mulheres negras, indígenas, periféricas, mães, cuidadoras, com deficiência, travestis, lésbicas, bissexuais e demais identidades que resistem e transformam o fazer artístico na Amazônia. A proposta é trabalhar o riso como potência de cura, proteção, feitiçaria e reexistência, como explica a própria Coletiva de Palhaças, responsável pela condução do projeto.

FOTOS: DivulgaçãoDurante os três dias, serão realizadas oficinas com mestres que incorporam vivências distintas e complementares:

Dia 1: “Brincadeiras Afro-diaspóricas e dramaturgia”, com Daniely Lima

Dia 2: “Encruzilhada DEF: Uma Cosmocegueira Cênica Corpo-Voz”, com Ananda Guimarães

Dia 3: “Corpo-Mandinga: Práticas de Terreiro”, com Antônia Vilarinho

Mestres da cena amazônida

Com uma carreira premiada, Daniely Lima é palhaça, atriz e pesquisadora que trabalha a partir da comicidade negra e feminista, explorando memórias e ancestralidade em suas criações. Já Ananda Guimarães é diretora e arte-educadora com forte atuação na acessibilidade cultural, fundadora do coletivo ADA (Artistas DEFs do Amazonas) e desenvolvedora da metodologia Encruzilhada DEF, voltada à cena com perspectiva de baixa visão.

A artista convidada Antônia Vilarinho traz mais de 30 anos de trajetória na palhaçaria com a proposta da “Palhaçaria de Terreiro”, unindo espiritualidade, cultura popular e resistência afro-brasileira em suas práticas.

FOTOS: DivulgaçãoEncerramento em forma de festa

No dia 6 de julho, das 13h às 19h, o projeto será encerrado com uma celebração aberta ao público no Espaço Cultural Muiraquitã, no bairro Aleixo. A programação inclui uma mostra do processo artístico vivido pelas participantes, além de apresentações do grupo Samba das Moças e da DJ Blue.

Segundo Ananda Guimarães, o encerramento é mais que um fim. “A festa Muximba celebra um ponto de virada, onde as sementes plantadas em corpo e riso seguem brotando nos territórios de cada mulheridade que passou por essa roda”, destaca.

Compromisso com a diversidade e a acessibilidade

A acessibilidade está no centro da proposta da “Gira de Palhaças”. A Coletiva entende que a inclusão de corpos e identidades diversas, especialmente aqueles marginalizados por normas sociais e culturais, é essencial para transformar o fazer artístico na Amazônia. A iniciativa promove práticas que enfrentam o capacitismo e fortalecem a participação de mulheres com deficiência nas artes cênicas, de forma ética, poética e política.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas entrega mais de 130 próteses oculares e zera fila do procedimento na Policlínica Codajás

3 de julho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Feiras de Artesanato e economia solidária movimentam mais de R$ 3,2 milhões

3 de julho de 2025
Amazonas

Integridade e Compliance: Ciama encerra discussões sobre assédio, saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho

3 de julho de 2025
Amazonas

PMAM forma efetivo que será empregado em ocorrências de busca e localização de artefatos explosivos

3 de julho de 2025
Amazonas

Sepror promove cursos para agricultores rurais de Manaus com foco na geração de renda e sustentabilidade

3 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 309 vagas de emprego para esta sexta-feira

3 de julho de 2025
AmazoninoAmazonino