Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Acolhendo pedido da PGE-AM, Corte Especial do TRF1 confirma competência do Ipaam para licenciamento do ‘Potássio Autazes’

15 de maio de 2025
Compartilhar

Julgamento realizado, nesta quinta-feira, suspendeu efeitos de decisão da Justiça Federal do Amazonas

Foto: Divulgação/Potássio do Brasil 

Em mais um avanço possibilitado pela atuação da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas (PGE-AM), o Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1), em Brasília (DF), acolheu pedido feito pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio da Procuradoria do Meio Ambiente, para suspender os efeitos de decisão da Justiça Federal, em Manaus.

Com o julgamento, o Ipaam foi mantido no processo de licenciamento do projeto “Potássio Autazes”, com potencial para gerar mais de 17 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas.

A decisão da Justiça do Amazonas atribuía a competência para o licenciamento ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e afirmava a existência de supostas irregularidades no licenciamento.

O então presidente do TRF1 havia acatado o pedido de suspensão apresentado pelo Ipaam. Contudo, o Ministério Público Federal (MPF) interpôs recurso, que foi julgado na tarde desta quinta-feira, pela Corte Especial do Tribunal, composto por diversos desembargadores.

Nesse julgamento, por ampla maioria, foi mantida a decisão do então desembargador presidente do TRF1, que apontou indevida interferência do Poder Judiciário no processo de licenciamento.

Foto: Divulgação/Potássio do Brasil 

“A atuação da Procuradoria Geral do Estado do Amazonas tem sido decisiva para assegurar a continuidade do processo de licenciamento de um dos maiores empreendimentos existentes no Estado, e que irá gerar milhares de empregos à população amazonense”, ressaltou o procurador do Amazonas Fabiano Buriol, que atua em Brasília e acompanhou o julgamento.

A decisão se soma ao veredito proferido na semana anterior, pela 6ª Turma do TRF1, entendendo que a competência para o licenciamento é do Ipaam, e descartando as irregularidades apontadas pelo MPF e acolhidas pela Justiça Federal de Manaus.

Segundo a empresa Potássio do Brasil, responsável pela implantação do projeto em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 13 bilhões. Apenas na fase de construção da planta fabril, a previsão é gerar 2,6 mil empregos diretos. O uso de mão de obra local será de até 80%.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Caic TEA: Unidade especializada em atendimento de crianças autistas leva alívio às famílias da zona leste de Manaus

15 de maio de 2025
Amazonas

FVS-RCP esclarece que casos em escolas de Iranduba são de varicela, e não de mpox

15 de maio de 2025
Amazonas

Em Humaitá, Governo do Amazonas investimentos para fortalecimento dos setores primário e social

15 de maio de 2025
Amazonas

Relatório Anual de Desmatamento 2024 destaca efetividade das ações de fiscalização do Ipaam no Amazonas

15 de maio de 2025
Amazonas

Kits de bebês: Governo do Amazonas entrega itens de enxoval a grávidas em Humaitá

15 de maio de 2025
Amazonas

PC-AM deflagra Dia ‘D’ da Operação Caminhos Seguros e apresenta balanço parcial de 87 prisões por crimes contra crianças e adolescentes

15 de maio de 2025
AmazoninoAmazonino