Em abril foram 1.356 novos negócios com registros mercantis liberados em 14 minutos
Foto: Divulgação/JuceaO Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Amazonas (Jucea) ganhou a primeira posição em ranking nacional no quesito agilidade de abertura de empresa ao atingir, em abril, a média de tempo de 6,9h para liberação do registro mercantil. As informações são do Painel de Dados de Registro de Empresas, do Governo Federal, que controla e disponibiliza as informações sobre o tempo médio de abertura de empresas de todo país.
O Amazonas, de acordo com o Sistema de Registro Mercantil (SRM) da Jucea, no mês de abril constituiu 1.356 novos negócios, com o tempo médio de liberação do CNPJ de 14 minutos, realizando novas constituições nas segmentações de Serviço (908), Comércio (402) e Indústria (46).
Para a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins Guimarães, a disponibilidade dos serviços de forma digital e a diminuição de burocracias para o registro mercantil vem incentivando novos empreendedores para o mercado.
“O serviço oferecido de forma on-line, pelo Portal de Serviços da Jucea, facilita o processo de constituição de empresas. É rápido, auto explicativo e ainda emite o documento de registro mercantil para o novo empresário”, destacou a presidente.
Em abril, cinco municípios tiveram destaque na abertura de empresas, a capital Manaus com 739 constituições, Parintins com 117 (369 quilômetros de Manaus), Tefé 93 (523 quilômetros de Manaus), Atalaia de Norte (1.138 quilômetros de Manaus) com 62 e Itacoatiara (176 quilômetros de Manaus) mais 47 novos empreendimentos.