Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Delegacia Virtual da Mulher realiza 56 atendimentos em um mês e amplia proteção a vítimas de violência no Amazonas

12 de setembro de 2025
Compartilhar

A ferramenta representa um avanço significativo, ao oferecer um canal acessível e seguro para registro de denúncias

FOTO: Lyandra Peres, Rafaelle Nayara e Erlon Rodrigues/PC-AM.

No primeiro mês de funcionamento, a Delegacia Virtual da Mulher (DVM) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) registrou 56 atendimentos relacionados a casos de violência doméstica em todo o estado. O número reforça a importância da nova ferramenta no combate à violência contra a mulher, tanto na capital quanto no interior.

Lançada em 8 de agosto de 2025, a DVM tem como objetivo agilizar o acesso de mulheres em situação de violência a medidas protetivas de urgência e a informações sobre seus direitos, promovendo acolhimento seguro e facilitado.

De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) Centro-Sul, a iniciativa representa um avanço significativo, ao oferecer um canal acessível e seguro para registro de denúncias, inclusive para mulheres que vivem em áreas sem unidades especializadas da polícia.

“Por ser uma delegacia virtual, a plataforma amplia o alcance dos atendimentos, inclusive para vítimas no interior. Assim, conseguimos alcançar mulheres que enfrentam dificuldades para pedir ajuda ou registrar denúncias presencialmente”, afirmou a delegada.

Segundo Patrícia Leão, os atendimentos realizados nesse primeiro mês envolveram, principalmente, casos de ameaça, injúria, perseguição, violência psicológica, vias de fato e lesão corporal.

“Registramos 56 atendimentos, incluindo Boletins de Ocorrência (BO) e solicitações de medidas protetivas de urgência, todos feitos de forma on-line”, relatou a autoridade policial.

A DVM ainda está em fase de ajustes e aprimoramento. Tanto a plataforma quanto o Poder Judiciário, responsável pela análise e concessão das medidas protetivas, estão passando por processos de adaptação, o que pode gerar algumas dificuldades iniciais. No entanto, a delegada assegura que as melhorias estão sendo implementadas.

“Estamos trabalhando para que o processo on-line seja cada vez mais acessível e seguro, facilitando o registro dos BOs e solicitação de medidas protetivas sem que a vítima precise se deslocar. Nosso objetivo é que todas tenham acesso rápido à proteção necessária e que o sistema funcione de forma integrada com o Poder Judiciário, garantindo que cada denúncia seja analisada com agilidade e cuidado”, reforçou Patrícia Leão.

FOTO: Lyandra Peres, Rafaelle Nayara e Erlon Rodrigues/PC-AM.

Operação Shamar amplia rede de apoio

Durante o mês de agosto, a DVM contou com o apoio da Operação Shamar, uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. No Amazonas, a operação foi liderada pela PC-AM, por meio das DECCMs.

A operação incluiu palestras, cursos, ações educativas e panfletagens em diversos municípios. Algumas atividades também possibilitaram o recebimento de denúncias, além do cumprimento de mandados de prisão relacionados a crimes contra mulheres.

Registro de ocorrência e denúncias

A delegada reforçou que a denúncia não precisa ser feita exclusivamente pela vítima, qualquer pessoa que presencie ou saiba de um caso de violência pode registrar a ocorrência.

FOTOS: Lyandra Peres, Rafaelle Nayara e Erlon Rodrigues/PC-AM.As denúncias podem ser feitas presencialmente em qualquer delegacia da Polícia Civil ou nas Delegacias Especializadas em Crimes Contra a Mulher (DECCMs), localizadas nas zonas Centro-Sul, Norte e Sul de Manaus. Também é possível denunciar de forma virtual, por meio da Delegacia Virtual da Mulher, disponível no site: www.policiacivil.am.gov.br/dvm.

Para registrar um Boletim de Ocorrência pela DVM, é necessário que a denunciante tenha mais de 18 anos. Também é preciso apresentar um documento de identidade (RG ou CNH), ter um endereço de e-mail válido e uma conta ativa no portal gov.br.

Além disso, as denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: pelo número 180, da Central de Atendimento à Mulher; pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); pelos números (92) 98545-0808, da DECCM Centro-Sul; (92) 99364-9797, da DECCM Norte/Leste; e também pelo telefone (92) 98545-0808, da DECCM Sul/Oeste.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus

12 de setembro de 2025
Amazonas

Prevenção em saúde é destaque da FVS-RCP na 2ª Feira de Negócios da Afeam

12 de setembro de 2025
Amazonas

Atividades físicas realizadas nos Centros de Convivência contribuem para saúde mental

12 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas conquista primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2025

12 de setembro de 2025
Amazonas

Banzeiro Cabôco reúne talentos locais em noite de música no Largo de São Sebastião

12 de setembro de 2025
Amazonas

Alunos da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho participam de 16ª edição de Mostra Literária

12 de setembro de 2025
AmazoninoAmazonino