Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP reforça compromisso da vigilância em saúde para população LGBTQIA+ na 4ª Conferência Estadual

15 de julho de 2025
Compartilhar

Fundação destaca atuação técnica com base na equidade, prevenção e vigilância para acesso universal à saúde

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), integra a programação da 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, realizada na segunda-feira (14/07) e nesta terça-feira (15/07), em Manaus, destacando a importância da vigilância em saúde para essa população, por meio da escuta ativa, do respeito à diversidade com base na equidade.

A abertura da conferência foi realizada, na noite de segunda-feira, na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), bairro Cachoeirinha, na zona sul de Manaus. O evento segue nesta terça-feira na unidade da Escola Superior de Tecnologia da UEA, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul da capital.

A iniciativa é uma realização do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIAPN+ (CECOD/LGBTQIA+) em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O tema desta edição é “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.

A programação inclui debates temáticos, discussões em grupos de trabalho e apresentação de propostas para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que ocorrerá em outubro, em Brasília. Nesta edição do evento, a FVS-RCP atua com um estande para orientação e educação em saúde sobre prevenção de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissível (IST), além de distribuir preservativos e gel lubrificante.

Desde 2022, o Programa Estadual de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) está sob responsabilidade da FVS-RCP, atuando de forma integrada, com áreas técnicas da saúde e com organizações da sociedade civil, fortalecendo a promoção do diagnóstico até a prevenção e tratamento contra infecções e doenças.

As estratégias da Fundação incluem ações como a descentralização da atenção ao HIV e a ampliação do acesso às profilaxias pré e pós exposição sexual.

Participante da mesa de abertura do evento, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância do acesso à saúde de todos. “A FVS-RCP tem como missão promover a saúde da população amazonense com base na vigilância em saúde. Reforçamos a importância da conferência na criação de novas políticas públicas, garantindo saúde principalmente à comunidade LGBTQIA+”, destaca.

FOTOS: Anne Alves/FVS-RCPA realização da 4ª Conferência Estadual dos direitos das pessoas LBGTQIA+ marca o retorno da iniciativa após um hiato de quase dez anos, segundo destacou a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Jussara Pedrosa. “É de grande importância levar a discussão a todas as pessoas. E, com certeza, é um marco também. Tenho certeza de que a volta da conferência é um sucesso”, avalia.

O presidente do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBTQIAPN+, Miguel Aguiar, destaca que a Conferência Estadual LGBTQIA+ é um espaço fundamental para dar voz às demandas da comunidade LGBTQIA+. “É fortalecer políticas públicas e garantir que nossos direitos sejam respeitados e ampliados. É o momento de construir, coletivamente, um Amazonas mais justo, onde a diversidade seja reconhecida e valorizada”, ressalta.

Participação da Sociedade Civil

A coordenadora do Fórum Amazonas das Organizações de Sociedade Civil (OSC) de IST, HIV/Aids, hepatites virais e tuberculose, Evalcilene Santos, ressalta que a conferência dá visibilidade a pautas urgentes de saúde e cidadania. “Nosso papel aqui é fortalecer políticas públicas para que elas sejam realmente efetivadas para essa população, que todo dia sofre a LGBTfobia. Aqui, abordamos os direitos humanos”, pontuou.

Para o coordenador do movimento Aliança Tabatinga e do coletivo Super Drag Transfronteira, Jonysson Santos, que também participa da conferência, o evento representa um momento de construção democrática. “É de extrema importância termos conferências como essa para dialogar e criar políticas públicas para toda a comunidade. Faz com que nossa voz seja ouvida”, disse.

Conferência LGBTQIA+

A iniciativa é uma etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, que irá ocorrer em outubro, em Brasília, na construção e implementação de políticas públicas que visam a defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+. Assim como no Amazonas, a etapa estadual da conferência está sendo realizada em, pelo menos, 17 conferências estaduais e distrital.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Amazonas apresenta experiências exitosas para ampliar acesso à saúde na região, durante encontro em Belém

15 de julho de 2025
Amazonas

Afeam realiza primeira liberação de crédito para advogados e escritórios jurídicos

15 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas fortalece cuidado integral à pessoa idosa, com a revitalização dos três Caimis da rede estadual de saúde

15 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam apreende carne de capivara comercializada ilegalmente em feira de Itacoatiara

15 de julho de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 131 candidatos do PSS para a capital do Amazonas

15 de julho de 2025
Amazonas

RecuperaFone: Aparelho furtado em Manaus é recuperado no interior por meio do programa estadual

15 de julho de 2025
AmazoninoAmazonino