Espaço é dedicado à preservação da história do seringalismo na Amazônia
Fotos: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaNeste sábado (16/08), o Museu do Seringal Vila Paraíso celebra seus 23 anos de existência com uma programação especial. Com entrada gratuita das 9h às 15h, o museu é um dos espaços culturais mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Dedicado à preservação da história do seringalismo na Amazônia, o museu, localizado no Igarapé São João, afluente do Igarapé do Tarumã Mirim (zona rural de Manaus), reúne objetos, documentos e relatos que resgatam a memória da vida nos seringais. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população da cultura regional e proporcionar uma experiência educativa e interativa aos visitantes.
A programação comemorativa terá início com uma Missa em Ação de Graças, às 9h. Em seguida, haverá o momento oficial de celebração do aniversário do espaço, incluindo um café da manhã compartilhado com o público presente.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, destacou a importância do espaço para a preservação da memória amazônica. “O Museu do Seringal é um verdadeiro retrato vivo da nossa história. Ao longo desses 23 anos, ele tem cumprido o papel de manter viva a memória do ciclo da borracha e de mostrar às novas gerações a importância cultural e econômica que esse período teve para a Amazônia”, afirmou.
Fotos: Gabi Vitim/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaVisitação
Inaugurado em 16 de agosto de 2002, o Museu do Seringal recria a estrutura de um seringal do final do século XIX e início do século XX, período marcado pelo ciclo da borracha e pela ascensão econômica da região.
O acesso ao local é feito por meio de traslado fluvial operado pela Cooperativa dos Profissionais de Transporte Fluvial da Marina do Davi (Acamdaf).
O museu funciona de segunda-feira a sábado, das 9h às 15h. Aos domingos, o horário é das 9h às 13h. Às quartas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenção.