Espaço no bairro São Raimundo se transformou em um dos cartões-postais da cidade, oferecendo aos frequentadores uma visão panorâmica do rio
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEUm dos mais belos cartões-postais de Manaus, o Parque Rio Negro, na orla do bairro São Raimundo, na zona oeste, comemora 10 anos, com programação cultural e incentivo ao empreendedorismo feminino. As atividades iniciam neste domingo (27/04) e serão realizadas pelas secretarias de Estado de Cultura e Economia Criativa e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), em parceria com lideranças do bairro.
Inaugurado em 30 de abril de 2015, o Parque Rio Negro foi construído durante a terceira fase do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III). Conforme o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, que esteve à frente da construção do espaço, na época, o parque é um símbolo da transformação urbana promovida pelo Governo do Estado. A sua primeira revitalização foi realizada em 2021, já na gestão do governador Wilson Lima, por meio do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEO Parque Rio Negro é administrado pela SEC. O espaço foi construído e revitalizado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Sedurb responsável pelo Prosamin+. Marcellus Campêlo diz que celebrar os 10 anos do espaço é reafirmar o compromisso da gestão do governador Wilson Lima com o bem-estar da população. “O parque nasceu para transformar a paisagem urbana, apresenta um cenário da natureza que deve ser contemplado não só pelos moradores de Manaus, mas também pelos visitantes da cidade”, afirma.
As comemorações pelos 10 anos do Parque Rio Negro começam neste domingo (27/04), a partir das 16h, com o projeto #Toadas, que apresenta as canções mais clássicas dos bumbás Garantido e Caprichoso. A programação inicia com show do cantor Uendel Pinheiro e a partir das 18h segue com 12 grandes artistas que marcaram o Festival de Parintins, dentre eles, Júnior Paulain, Renato Freitas, Carlinho do Boi, Carlos Batata, Paulinho Viana, Lucilene Castro e Márcia Siqueira.
No dia 30 de abril, a programação de aniversário terá início a partir das 17h e se estende até às 21h, com o Bazar das Empreendedoras do Prosamin+, Feira do Produtor da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), aulão de ritmos, apresentação da banda da Marinha e shows com o cantor Leno Santos, grupo Resistência da Toada, a banda Furacão do Calypso e o DJ Thiago.
FOTOS: Tiago Corrêa/UGPEA subcoordenadora de Projetos Sociais da UGPE, Viviane Dutra, destaca que o Bazar das Empreendedoras integra as ações da Política de Gênero do Prosamin+ e busca viabilizar oportunidades de renda às mulheres empreendedoras atendidas pelo programa. “As atividades também incluem capacitações e treinamentos oferecidos em parceria com instituições como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e o Consulado da Mulher”, completa.
Sobre o Parque
O Parque Rio Negro abrange uma área de 36.590 metros quadrados. Conta com pistas de caminhada e de corrida, playground, academia ao ar livre, quatro praças e quatro mirantes que proporcionam uma vista panorâmica do rio e da cidade. No local também são realizadas atividades culturais, com apresentações musicais, teatrais, de dança, shows com palhaços, malabaristas e ventríloquos, além de atividades esportivas como caminhadas, corridas, aulas de zumba, treinos funcionais e de musculação.