Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sect realiza levantamento técnico para regularização fundiária em quatro municípios do Amazonas

8 de agosto de 2025
Compartilhar

Técnicos estão em Maués, Novo Airão, Itapiranga e Urucurituba, fazendo estudos de topografia, medições e cadastro das famílias

FOTOS: Divulgação/SectO Governo do Amazonas segue avançando no trabalho de regularização fundiária no interior do estado. Durante esta semana, as equipes da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect) estão percorrendo as áreas rurais dos municípios de Novo Airão, Itapiranga, Maués e Urucurituba (a 115, 227, 276 e 208 quilômetros de Manaus, respectivamente), realizando levantamentos técnicos de topografia, vistoria e cadastro das famílias, para futura regulamentação.

A previsão, inicialmente, é que 500 famílias, nos quatro municípios, sejam beneficiadas com a ação. A secretária da Sect, Renata Queiroz, ressalta que essa é uma fase importante do trabalho, com avaliações ‘in loco’ das condições para a regularização. “Nossas equipes vêm cumprindo uma extensa agenda no interior do estado, seguindo a recomendação do governador Wilson Lima, de garantir os benefícios da regularização fundiária a quem tem direito, no estado”, afirmou.

Em Novo Airão, as equipes estão atendendo cerca de 50 famílias no ramal do Tarumã-Açu, que trabalham com cultivo de hortaliças e pasto. No local, os técnicos estão fazendo a topografia dos imóveis e delimitando a área de abrangência de cada lote. Além disso, os moradores estão passando por entrevistas socioeconômicas e os imóveis por vistoria, para apontar as características de cada beneficiário.

Em Itapiranga, o atendimento da Sect está acontecendo desde o dia 30 de julho. No município, a previsão inicial é que 150 famílias sejam beneficiadas. No local, as equipes também estão realizando medições, cadastro e análise de documento dos moradores.

FOTO: Divulgação/Sect

A secretária Renata Queiroz acrescenta que, em Urucurituba, a Coordenadoria de Habitação, Assuntos Fundiários e Reforma Agrária (Chafra), do município, tem atuado em parceria com a Sect. Esta semana, a Chafra está realizando o atendimento da população para, em seguida, os técnicos da secretaria fazerem a validação. “A prefeitura do município, por meio da coordenadora de Habitação, Leny Magalhães, tem dado um importante apoio para o andamento dos trabalhos”, frisa.

Em Maués o trabalho está em fase inicial. “Nossa equipe foi para o local orientar as famílias quanto à documentação e os benefícios da regularização. Posteriormente, vamos retornar para iniciar de fato o processo de cadastramento”, explica a secretária.

De acordo com Renata Queiroz, em todas as localidades, as equipes reforçam a importância e os benefícios da regularização, principalmente para a segurança jurídica, a valorização dos imóveis, a possibilidade de acesso a crédito rural, o favorecimento da produção agrícola sustentável, entre outras vantagens.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Mais de 50 mil itens irregulares são destruídos pelo Ipem-AM, em Manaus

12 de setembro de 2025
Amazonas

Prevenção em saúde é destaque da FVS-RCP na 2ª Feira de Negócios da Afeam

12 de setembro de 2025
Amazonas

Atividades físicas realizadas nos Centros de Convivência contribuem para saúde mental

12 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonas conquista primeiras medalhas nos Jogos da Juventude 2025

12 de setembro de 2025
Amazonas

Banzeiro Cabôco reúne talentos locais em noite de música no Largo de São Sebastião

12 de setembro de 2025
Amazonas

Alunos da Escola Estadual Ernesto Pinho Filho participam de 16ª edição de Mostra Literária

12 de setembro de 2025
AmazoninoAmazonino