Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Amazonino
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
AmazoninoAmazonino
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sejusc empossa membros do Conselho Estadual de Direitos Humanos

19 de março de 2025
Compartilhar

Comitê é formado por 20 representantes do poder público

Foto: Ygson França/Sejusc

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) empossou, na tarde desta quarta-feira (19/03), os membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), conforme a Lei nº 4.853, de 13 de novembro de 2019. A cerimônia ocorreu no auditório da secretaria, localizada no conjunto Adrianópolis, zona centro-sul.

O comitê é formado por 20 representantes do poder público, que atuarão, durante dois anos, em correspondência ao biênio 2025/2026. Este é o oitavo conselho vinculado à Sejusc a ser ativado.

“Oitavo conselho da Secretaria de Justiça vigente, Conselho Estadual de Direitos Humanos, um dos principais [conselhos] ligados administrativamente à Sejusc. Hoje, foi a posse do poder público. Agora, com certeza, os membros farão as reuniões para a seleção das Organizações da Sociedade Civil”, destacou a titular da secretaria, Jussara Pedrosa.

Foto: Ygson França/Sejusc

A secretária reforça que, apesar de estar ligado ao executivo estadual, o CEDH tem total independência para atuar. “Será um conselho em que o Governo do Amazonas se fará presente, apoiando, mas dando total independência para que atue no atendimento da população amazonense”, acrescentou Pedrosa.

Uma das conselheiras empossadas, Aldenise Araújo da Silva, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, considerou o CEDH como sendo um marco. “Primeiramente, precisamos lembrar que é um marco termos a construção de um Conselho Estadual de Direitos Humanos. Principalmente, que a gente vê as instâncias da sociedade, da organização governamental com o civil, juntos, na defesa daquilo que é imprescindível para que tenhamos uma sociedade mais justa. Defender esses direitos é, acima de tudo, defender a vida”, afirmou.

Foto: Ygson França/Sejusc

Conselhos

Atualmente, a Sejusc tem oito conselhos em vigência ligados administrativamente à pasta. São eles: Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Respeito à Diversidade Religiosa, Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT e Conselho Estadual da Pessoa Idosa, além do CEDH.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30 de junho de 2025
Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30 de junho de 2025
Amazonas

Parintins 2025: ‘Água nas Torcidas’ da Cosama distribui cerca de 600 mil copos envasados durante o festival

30 de junho de 2025
Amazonas

Escolas públicas do Amazonas encerram primeira etapa da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: SES-AM registra mais de 12,9 mil atendimentos de saúde, em quatro dias de apresentações no Bumbódromo

30 de junho de 2025
AmazoninoAmazonino