Infraestrutura robusta, certificações internacionais e novos clientes marcam nova fase da Prodam
Fotos: Divulgação/ProdamDatacenter oficial do Governo do Estado, a Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) completa 55 anos nesta quinta-feira (10/07). Além de operar os principais sistemas que sustentam a gestão pública estadual, a empresa tem ampliado sua atuação nos últimos anos, conquistando clientes no setor privado, como a rede varejista TV Lar, e em outros poderes, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Segundo o diretor-presidente da Prodam, Lincoln Nunes, a confiança dos setores público e privado é resultado de investimentos contínuos em tecnologia, qualificação técnica e governança. “Em 2024, a Prodam ampliou sua capacidade para 1 petabyte de backup e armazenamento de dados; implantou o novo equipamento Exadata X10M para o sistema de banco de dados Oracle; e atualizou os servidores hiperconvergentes do datacenter. São equipamentos modernos que posicionam o nosso datacenter entre os mais avançados do país”, afirmou.
Além da infraestrutura tecnológica, a empresa também tem se destacado em segurança da informação e proteção de dados. Certificada em gestão da qualidade desde os anos 2000, a Prodam possui as certificações ISO 27001, voltada para a segurança da informação, e ISO 27701, que trata da privacidade e proteção de dados pessoais. Até dezembro de 2025, a empresa pretende concluir o processo de obtenção da certificação ISO 20000-1, passando a ser a única empresa pública de tecnologia do país a reunir os três selos mais relevantes da área de TI e segurança da informação.
Governo
Fotos: Divulgação/ProdamMais de 50 sistemas do Governo do Estado, incluindo os das áreas de trânsito, educação, segurança e saúde, estão hospedados no datacenter da Prodam. Para garantir o pleno funcionamento desses serviços, a empresa mantém uma infraestrutura projetada para oferecer autonomia energética e operação ininterrupta. O ambiente conta com circuitos de energia independentes, nobreaks, grupos geradores, sistemas de monitoramento, controle térmico e proteção contra incêndio, elementos essenciais para assegurar a estabilidade das operações e a integridade dos dados.
“É uma grande responsabilidade manter os sistemas críticos do governo hospedados em nosso datacenter. São eles que fazem a engrenagem do serviço público funcionar e que garantem ao cidadão o acesso a áreas essenciais como saúde, educação e segurança. Temos orgulho em afirmar que nossa infraestrutura está no mesmo nível dos melhores centros de tecnologia do país”, destacou Lincoln Nunes.